"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino" (Paulo Freire).
RSS

Jogo, Interação e Linguagem

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Como criar e manter um Blog

Oficina realizada em sala com o intuito de ampliar as posibilidades do uso do Blog na Educação.




1. O que é um Blog - Blogger Blogspot?

Partindo da definição de Trein (2009)

Os Weblogs, ou simplesmente “blogs”, são páginas disponíveis na Web, que permitem a atualização constante de diversos usuários, por meio de “posts” ou “comentários”. Os blogs são muito utilizados pelos internautas como diários virtuais, porém a ferramenta não se limita apenas a um diário, ela possibilita a comunicação e a interação [...].

Conforme explicitado por Boeira

A palavra blog vem da abreviação de weblog – web (tecido, teia, também usada para designar o ambiente de internet) e log (diário de bordo, registro). É um diário online que permite que os usuários registrem diversos conteúdos que ficam disponíveis em ordem cronológica, com a vantagem de que possibilita um espaço para comentários dos leitores.






2. Temos exemplos de uso do Blog?




Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.

Fonte: http://www.interney.net/blogfaq.php?p=6490966

3. Diferentes servidores de Blog`s:





• Blig - http://www.blig.com.br
• Blog – Uol - http://blog.uol.com.br
• Blog Terra - http://blog.terra.com.br




• Blog Tok - http://www.blogtok.com
• Blog TrixNet - http://www.blog.trix.net








• Blog-se - http://www.blog-se.com.br
• Click 21 My Blog - http://www.myblog.com.br











• Sapo.pt - http://blogs.sapo.pt





• Weblogger.br - http://weblogger.terra.com.br





• Windows Live Spaces - http://www.spaces.live.com/?mkt=pt-br







• Word Press - http://es.wordpress.com

Fonte:
http://www.labin.lasalle.tche.br/infoedu/blog_pedagogico/textos/site_criacao.pdf http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf

4. Como fazer/criar um Blog -
Blogger Blogspot? Como fazer a primeira postagem?


5. Como fazer as opções de configuração/permissões de um Blog?
(Ver a partir de 1 min 40 seg até 2 min e 30 seg)



Outras informações de configurações, confira passo-a-passo em: http://igovexplica.wiki.zoho.com/Configura%C3%A7%C3%B5es-do-blog.html


6. Como editar perfil / colocar foto?

a. Perfil do Blog;
b. Perfil para comentários (ver na questão 16).

7. Como colocar contadores de visitas, relógios, links, calendários, tradutores (Gadgets externos)?


8. Como faço postagens no meu Blog?

Confira passo-a-passo em: http://igovexplica.wiki.zoho.com/Postando-no-blog.html

9.
Como posso postar imagens/figuras/fotografias?

Possibilidades:
a. Imagem salva no computador;
b. Imagem retirada de outra página na internet;
c. Esquerda, Direita ou Centralizar;
d. Pequena, Média ou Grande;


(Ver até 2 min e 19 seg)



10. Como editar uma postagem já realizada?

Confira as dicas do Blog Como ter um blog no Blogger


11. Como organizar as postagens no Blogger?

Confira as dicas do Blog Pelo Estilo

12. Como fazer comentários no Blogger?

Confira as dicas dos slides abaixo:

Check out this SlideShare Presentation:
13. Como fazer um link na postagem?

Confira as dicas do Blog Foi Testado

14. Como criar marcadores nas postagens?

Confira as dicas do Blog Layots para Blog
ou Júlio Marcondes
ou Dicas Blogger

15. Por que seguir um blog?

Comentei em aula, que os dois melhores motivos para se seguir o Blog são: primeiro porque quando apenas salvamos em favoritos, corremos o risco de perder os links em uma formatação inesperada, ou ainda porque quando precisarmos acessar de diferentes computadores teremos a possibilidade de encontrar facilmente um Blog que tenhamos interesse e segundo porque ter um grande número de seguidores anima o dono do Blog a fazer postagens com mais frequência ou com temas que sejam interesse da maioria.
Caso queira saber mais sobre os motivos de se segui um Blog, recomendo o texto: "Sabia que seguir um blog é uma forma de aprender?", publicado no Blog do Suceso.

16. Como seguir um blog?

Além de ensinar a seguir, o vídeo abaixo ensina a colocar o nome e foto (imagem) no perfil do seguidor. Veja o vídeo abaixo, a partir de 1min e 10 seg:



Referências Bibliográficas


BOEIRA, Adriana Ferreira. Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas. Disponível em: http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf


TREIN, Daiana. Projetos de aprendizagem baseados em problema no contexto da Web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 4, n. 2, jun 2009. Disponível em:
http://www.pucsp.br/ecurriculum/artigos_v_4_n_2_jun_2009/art7.pdf


A POSTAGEM AINDA NÃO FOI FINALIZADA... FALTAM ALGUNS TÓPICOS QUE SERÃO ACRESCENTADOS EM BREVE!


Migre me

creative commons


3 comentários:

Francieli Silva disse...

Muito lega este post...
Além de aprender a manipular este recurso da Web 2.0 é necessário saber aliá-lo ao processo de ensino-aprendizagem.
Os blogs trouxeram a oportunidade de o aluno ser um sujeito ativo que se auto-produz e se reproduz em sua ação e interação. Passa a ser o protagonista da própria aprendizagem. É necessário trazer os blogs e seus processos às considerações da escola, pois além de gostarem desse recurso de informação e aprenderem com ele, é nesse processo informativo que as crianças e jovens em geral sentem mais prazer e ocupam grande parte de seu tempo.
O foco desta educação não está mais no professor e na ordem dos conteúdos, mas nos questionamentos e problematizações que partem dos próprios sujeitos da aprendizagem. Os blogs possibilitam ao professor e aos estudantes ter acesso a todo o processo que está sendo desenvolvido, criando uma rede de trabalho, de colaboração e de cooperação efetiva em torno das diferentes problemáticas que integram a temática da “Educação Digital”.
Desprezar uma ferramenta pedagógica que aguça os sentidos, desperta a imaginação, o interesse e inicia debates e discussões calorosas entre os alunos seria no mínimo um ato impensado.
Na medida em que s blogs e a Escola se tornam protagonistas deste processo pedagógico de formação social da criança, estarão fazendo sua própria identidade. Os desafios da sociedade contemporânea nos impõem o compromisso de romper com todas as formas de controle e manipulação, inclusive o oferecido pela mídia, a fim de construirmos novos significados para infância.

Unknown disse...

Achei muito interessante saber mais sobre o blog, conhecer melhor como este funciona, e como manipular essa ferramenta. A contribuição da nossa colega de turma Gabriela me fez ver que este pode ser utilizado em nossa pratica pedagógica, pois com a tecnologia em alta precisamos nos atualizar e fazer da tecnologia uma aliada.

Ingrid Sell Koerich disse...

Foi ótimo conhecer mais um pouco deste mundo virtual, Gabriela me auxiliou muito nas questões sobre o funcionamento do blog, que agora tenho dois e adoro usá-los.
Os blogs, são uma ótima ferramenta para a realização de atividades em sala de aula, muitas pessoas utilizam este meio de comunicação para mostrar com o que trabalham, o que gostam e etc, e acabam auxiliando outras pessoas, pois por ser de dominio público todos tem acesso a ele, e como eu, utilizam muito esta meio para conhecer outras formas de utilizar diversos materiais, sejam livros, jogos, atividades e etc.

Parabéns Gabe, sua aula foi ótima!

Postar um comentário

Olá!
Seja Bem vindo!
Seus comentários são muito importantes para a continuação deste Blog!
Sinta-se à vontade para deixar suas sugestões e comentários.