"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino" (Paulo Freire).
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Jogo, Interação e Linguagem

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Reflexão sobre a releitura da brincadeira “Quem sou eu”

A proposta da dupla foi bastante interessante por integrar a brincadeira e a narração de uma história. O aspecto de inserir um contexto partindo do imaginário contribui para uma inserção significativa dos participantes ao jogo. Acreditamos que a vivência da história contada deve estar presente em todo o desenvolvimento da brincadeira, ou seja, a história pode servir de pano de fundo para a contextualização da proposta e das regras, estando presente na descoberta dos personagens da brincadeira e também no desfecho da história, proporcionando um final criativo que envolva tudo que foi construído até ali.
Valorizamos também a iniciativa em trabalhar a partir dos conhecimentos prévios dos participantes. Afinal, se não houver o conhecimento dos elementos que serão desvendados, sejam eles animais ou personagens de filmes e desenhos, não haverá a possibilidade de identificação e conseqüente descoberta dos papéis assumidos. E o conhecimento prévio das características é um fator fundamental não só para quem deve desvendar sua identidade, mas também para os outros participantes que devem dar as respostas corretamente.
Nesse sentido, afirmamos a necessidade de trabalhar essas características anteriormente, pois conforme afirma Brougere (1995, p.98) “A brincadeira pressupõe uma aprendizagem social”. Sendo assim, considerando que a brincadeira está sempre relacionada à cultura do meio em que a criança está inserida, é preciso que o repertório cultural dela seja ampliado para que suas experiências lúdicas possam ser diversificadas.
Enfim, essa brincadeira estimula a cooperação, pois todos devem se ajudar no sentido de garantir a continuidade da história. Além disso, foi uma experiência muito divertida por possibilitar, mesmo que por poucos instantes, a vivência de uma situação mágica.

Referência
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo, Cortez, 1995.

Juliane Mendes Rosa La Banca
Raquel de Melo Giacomini

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