"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino" (Paulo Freire).
RSS

Jogo, Interação e Linguagem

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Apenas detalhes!

Olá pessoal!
Estou aqui registrando o nosso ultimo encontro da disciplina, que se realizou no dia 05\07\2010 no “terreno” do NDI (Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC). Foi muito bacana nos encontrarmos por lá e poder assim ter tido um diálogo com o professor de Educação Física e conhecido um pouco da sua proposta.
Eu pessoalmente não imaginava que essa proposta fosse tão rica. As brincadeiras aquáticas, nunca pude imaginar, as de descer morro a baixo, que se brincava antigamente então nem pensar, brincar de futebol de sabão, incrível, as ideias simplesmente me encantaram. Isso nos mostra que é possível um novo andamento, mas este tem que ser construído em parceria com os demais colegas e em constante diálogo entre eles e também os pais das crianças que se preocupam muito por compartilharem com a creche algo tão valioso: o cuidado.
Acredito que ficou bem visível o cuidado do professor ao pensar em cada detalhe que poderia talvez machucá-las durante a brincadeira. Justamente os detalhes que fazem toda a diferença, são eles também que exigem um tempo maior de planejamento e de uma reflexão mais elaborada. Segundo Cury “as grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes”. Eu poderia aqui comentar muitos aspectos desta aula de encerramento do semestre, mas vou priorizar apenas alguns pequenos, grandes detalhes:
• A relação que se estabeleceu entre academia e NDI. Quantas vezes durante o curso fizemos isso? Desconsiderem o estágio.
• O momento de receber as crianças concretas e brincar com elas uma brincadeira da qual havíamos brincado antes na nossa condição de adulto. Gerou uma ansiedade, não é pessoal? Um fiozinho na barriga por não saber exatamente como ocorreria o desenrolar daquilo que foi planejado.
• A grande “sacada”: estabelecemos um fio condutor perfeito entre o circuito e a brincadeira, a casa do URSO. Ideias e mais ideias, uma bagagem obrigatória para Educação Infantil.
• É preciso lutar contra a resistência. Essas a meu ver são muitas, a dos colegas de trabalho, dos pais, e da gente não é turma? Naquele momento em que a responsabilidade coube a nós deu uma vontade de ficar mais de lado, não assumir nenhuma responsabilidade maior. Eu, por exemplo, pensei: “ah, vou ser o urso, tranqüilo, já sei como fazer, vai ser simples” depois acabei correndo tanto que deu até para dar uma emagrecida.
Assim poderia citar outros pequenos detalhes, mas acredito que estes já nos proporcionem uma boa reflexão. Espero poder ter contribuído com vocês um pouco, nem que seja apenas em “um” detalhe.
Agradeço a contribuição de todas no blog, aprendi muito com vocês e espero que tenham também aprendido alguma coisa comigo e agora é hora de curtir muito as férias, pois merecemos demais!
Mônica Riechel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seja Bem vindo!
Seus comentários são muito importantes para a continuação deste Blog!
Sinta-se à vontade para deixar suas sugestões e comentários.